top of page
CARTOGRAFIA DOS EXCLUÍDOS: Os Lugares da Escravidão na Pelotas do Século XXI

O mapeamento é desenvolvido a partir dos dados encontrado no livro “Pelotas dos Excluídos” de A. F. Monquelat, nos artigos da professora Ester J. B. Gutierrez, entre outros, que tratam a relação da escravidão que ocorreu na cidade de Pelotas, acontecimento estes, que atualmente não são incluídos na história da grande Princesa do Sul.

O ArcGis é um sistema de informações geográficas para trabalhar com mapas e informações geográficas. Logo, será usado para contribuir com o mapeamento e posteriormente para a divulgação desses dados online.

Outros dos trabalhos utilizados:

Apresentação CIC:

Oiii. Meu nome é Sara Suellen, sou bolsista no PET – Arquitetura, e vou contar um pouco da minha pesquisa dentro desse grupo.
Eu resolvi trabalhar em relação à cidade de Pelotas com um assunto que mexeu muito comigo, que é a questão de ‘como as charqueadas atualmente se comportam perante aos acontecimentos desumanos que um dia ali aconteceu’. Porém, após orientação do nosso tutor, André Carrasco, eu passei a olhar não só para as charqueadas, mas para uma cidade que, ao longo dos anos, tem omitido a tradicional história da cidade de Pelotas. E foi assim que comecei a trabalhar com a pesquisa “Cartografia dos Excluídos: Os lugares da escravidão na Pelotas do século XXI”.

RELATO DA PETIANA:

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

E-MAIL

ENDEREÇO

FAUrb UFPel 

Rua Benjamin Constant, 1359

Sala 118b

CEP 96010-020

Centro, Pelotas - RS

Tel: (53) 3284-5500 Ramal: 300

bottom of page